É preciso dizer que o processo de análise psiquíca através dos métodos freudianos ou lacanianos nos levam a reflexoes sobre nós mesmos e sobre o mundo. Quando pensamos em nós, nos pensamentos que temos, nas atitudes que tomamos no ambiente, muitas vezes parecem vir de um outro lugar, um fora de nós. ( e elas realmente veem). Segundo alguns pesquisadores como Palpelbart (ANO), Rolnik (Ano), somos parte de um processo de subjetivação em que nos mudamos o mundo ao mesmo tempo que ele nos modifica. E quando o mundo nos modifica é o fora que entra para dentro do nosso corpo e produz pensamentos e ações e que muitas vezes não pertence ao ser. Um exemplo que me parece claro sâo as sindromes de pânico. Nas sindromes entra-se em um processo de paralisia por um medo, como se algum lugar alguém fosse nos matar, ou como se a qualquer momento fossemos ficar loucos e atacar uma pessoa na rua com toda a raiva do mundo e sem qualquer motivo.
Esses acontecimentos psiquicos que muitas vezes se tornam reais está ligado ao modo de vida contemporaneo, no qual a vivencia do caos torna-se comum devido ao grande numero de informaçôes que estao espalhadas pelo ambiente. Continua....
1 comment:
O que vem de fora nos modifica e nos torna de certa forma o que somos, somos sempre parte de algo mesmo quando não queremos. Acho que a questão é o que damos pro mundo lá fora, somos parte dele, mais tentamos fazer de verdade com que ele tb seja parte de nós!??
Bjusss
Post a Comment