Para entendermos Espinosa é necessário conhecer alguns dos termos chave de sua filosofia. Conceitos como “Deus”, “Substância”, “Conceber”e “em” têm na obra desse filósofo um sentido diverso que deriva de uma versão elaborada, constituída na primeira parte da ética, de um argumento ontológico da existência.
O argumento antológico parece provar a existência de algo a partir da concepção dessa coisa. O argumento seria então: Deus existe, e existe necessariamente.
Para chegar a essa proposição Espinosa partiu de um paradigma da filosofia racionalista da “idéia clara e distinta”de Deus e seguindo por passos claros e distintos chegou a essa conclusão sobre o mundo.
Os filósofos antigos acreditavam que pelo menos uma coisa existe (Deus), já Espinosa acreditava que o argumento mostra que no máximo uma coisa existe, e se essa coisa existe, ela está “em” Deus. Aqui temos o aparecimento da palavra “em”, termo técnico na filosofia Espinosista. Para entendê-la é preciso conhecer a distinção entre Substância e Atributo e uma premissa oculta na parte 1 do livro da Ética.
Começamos então com o pressuposto oculto. Para Espinosa, “Realidade e concepção coincidem de tal modo que as relações entre idéias correspondem às relações na realidade”. Espinosa tentou provar essa tese através de uma versão especial do Método das “idéias claras e distintas”, mas mesmo assim ele continuou sendo apenas um pressuposto.
A conseqüência desse pressuposto se manifesta em outros trechos da obra do autor. Espinosa afirma que o conhecimento (cognitio) de um efeito depende do conhecimento de sua causa e a envolve. Assim, se A causa B é a mesma coisa afirmar que B é dependente de A para sua existência. Essa dependência entre coisas é “EXPRESSADA EM” ou “CONCEBIDA POR MEIO DE”, uma dependência entre idéias. A idéia de B é dependente de A e sua verdade precisa ser estabelecida por referência á idéia de A.
Assim existe uma dependência racional entre as idéias características do raciocínio matemático. Então, entre A e B existe uma causalidade quando a existência e a natureza de B precisa ser explicada em termos de A.
O pressuposto oculto mostra a dependência entre idéias, ou causas pelas substancias as quais são inerentes. O termo “em” para Espinosa quer dizer que B esta em A ou que A é a explicação de B.
3 comments:
Vida. Muita vida. Me deixou alegre, cara.
Vida. Muita vida. Me deixou alegre, cara.
hume fala sobre as relações de causa e feito, também de Substancias e atributose do próprio Espinosa!
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