Tuesday, January 23, 2007

Prometeu

O nome Prometeu, segundo a etimologia popular, teria vindo da conjunção das palavras gregas pró (antes) e manthánein (saber, ver). Ou seja, Prometeu equivaleria a prudente ou previdente, representando assim a intelectualização.
O mito de Prometeu narra a estória de um deus que usou a terra lodosa - representação dos aspectos terrestres - para modelar o homem acrescentando em seguida o fogo intelecto. Prometeu, diz Ovídio, após destemperar um pouco de terra com água, formou o homem à semelhança dos deuses; e enquanto os outros animais têm a cabeça voltada para o chão, somente o homem a ergue para o céu, e olha para o céu."
Contudo, o fogo do intelecto que foi adicionado ao homem, foi roubado de Zeus, que castigou Prometeu, ordenando a Hefesto que o acorrentasse a um rochedo no cimo do monte Cáucaso, onde todos os dias um abutre ia comer-lhe o fígado e que, sendo Prometeu imortal, voltava a regenerar-se. A duração desta punição era para ser de 30.000 anos. Eventualmente Prometeu foi libertado do seu sofrimento por Hércules em um dos seus doze trabalhos.
Prometeu foi uma divindade grega que como titã representava a terra habitada por seres vivos, seres que desejam. Assim, seu mito pode ser relacionado com um tempo de despertar, servindo como metáfora para refletirmos sobre as transformações, individuais e coletivas, levadas a efeito pelo homem enquanto sujeito histórico.

No comments:


 
Locations of visitors to this page